Uma simples pesquisa na momondo obtém resultados de centenas sites de viagens em segundos. Quer estejas à procura de voos, hotéis, carros para alugar ou mais, agregamos ofertas disponíveis na internet e mostramo-las num só lugar. Compara opções para o mesmo voo, hotel ou carro e escolhe onde queres reservar: diretamente com a companhia aérea, o hotel, a rent-a-car ou mesmo noutro site de viagens.
Os preços são obtidos diretamente dos sites de viagens para o ecrã. A momondo não acrescenta qualquer taxa extra. Depois de escolheres a oferta que pretendes, o fornecedor paga-nos por te redirecionarmos para o site deles ou te ajudarmos a fazer a reserva com ele. Assim, o serviço que prestamos é inteiramente gratuito para os utilizadores.
Outra das nossas fontes de rendimento é apresentar anúncios relacionados com viagens no nosso site. Algumas empresas até nos pagam quando clicas num anúncio que te interessa.
Não somos uma agência de viagens, não vendemos passagens aéreas nem fazemos reservas. Também não estamos envolvidos no processo de pagamento. Ao selecionares uma opção de viagem para reservar, sais do nosso site. Confirma os detalhes e as condições no site de viagens antes de concluíres a reserva.
Utilizamos sistemas de recomendação nos nossos sites para te ajudar a descobrir conteúdos que pensamos que irás gostar. Para tal, ponderamos fatores como o local onde acreditamos que te encontras (com base no país do site, na moeda selecionada, no endereço IP ou no aeroporto de origem escolhido), o que nos indicas no formulário de pesquisa (origem, destino, datas, número de hóspedes, etc.), o preço das ofertas e a popularidade dos destinos ou ofertas e, por vezes, as nossas receitas previstas. A importância de cada fator varia consoante os casos, dependendo do que achamos que terá maior probabilidade de gerar conteúdos relevantes para ti.
Por exemplo, nas nossas páginas de entrada irás encontrar vários sistemas de recomendação, incluindo:
“Compara com a [nossa marca]: outros sites que podes usar para pesquisar viagens, recomendados com base na origem/destino e na receita que podemos esperar.
“Explora o mundo a partir de”: destinos que poderás querer visitar a partir do local em que te encontras, com base no teu aeroporto de origem, datas de pesquisa, preço dos voos e popularidade dos destinos.
“Voos diretos”: destinos para onde podes voar sem escalas, com base no teu aeroporto de origem, nas rotas diretas disponíveis a partir dele no mês seguinte e na popularidade desses destinos.
“Alojamentos perto de mim”: alojamentos baratos na tua zona ou destino.
“Descobre vários tipos de alojamento”: alojamentos na tua zona ou destino, agrupados por tipo de propriedade.
“Hotéis favoritos em todo o mundo”: hotéis que poderás querer visitar, numa alternância retirada de uma lista com curadoria manual.
“Descobre [destino] de carro”: carros de aluguer baratos, agrupados por categorias, com base no destino e datas da pesquisa.
“A tua Lista de desejos começa aqui”: destinos que poderás querer guardar na tua Lista de desejos, com base no teu aeroporto de origem e na popularidade dos destinos a partir dele.
O “Explore” permite pesquisar destinos para voos tendo como base o orçamento e a duração. A predefinição base são as ofertas encontradas por outros utilizadores e classificadas por preço.
O “Assistente momondo” permite usar um comando de IA para procurar voos que correspondam a determinados critérios, e irá associar o texto livre introduzido pelo utilizador nos filtros disponíveis e aplicá-los.
Os “Filtros recomendados” irão recomendar-te filtros personalizados com base no teu comportamento anterior como utilizador, e/ou no contexto dos locais pesquisados, bem como nos teus parâmetros de pesquisa (por exemplo datas, número de passageiros, classe); isto também pode incluir filtros populares para uma determinada localização com base na utilização nos nossos sites, uma vez que acreditamos que os utilizadores podem querer reutilizar certos filtros com base nas suas preferências em várias pesquisas no mesmo produto ou serviço específico.
Os nossos resultados de pesquisa de viagens são também um sistema de recomendação. Por isso, consulta as opções de classificação abaixo para cada categoria:
Não é por ser mais barata que uma oferta é necessariamente a melhor. Assim, por norma, os voos são classificados de modo a proporcionar-te a melhor relação entre preço e conveniência, com base em fatores como a duração, o preço, a distância entre a origem e o destino, o número de viajantes e como iniciaste a tua pesquisa. Tudo aplicando simultaneamente uma lógica de diversidade de resultados para te indicar várias opções de companhias aéreas e horário. A importância relativa dos fatores é específica para cada conjunto de resultados de pesquisa. Por exemplo, o preço é menos relevante se o preço do voo mais barato for um pouco menor, mas a duração for muito maior do que o voo mais rápido. Acreditamos que este método de ponderação dos parâmetros contribui para apresentar resultados de pesquisa mais relevantes aos utilizadores, já que a poupança na opção de voo mais barata poderá não justificar inconvenientes como uma escala muito longa.
Por vezes, o mesmo voo estará disponível em vários sites de fornecedores. Destacamos o fornecedor mais barato e ordenamos as outras opções de reserva sobretudo com base na taxa de cliques e no custo por clique. Em caso de paridade de preços entre várias opções de reserva para o mesmo voo, a ordenação das opções de reserva basear-se-á principalmente na taxa de cliques e no custo por clique. Às vezes também avaliamos a qualidade do serviço prestado pelo site do fornecedor. Destacamos aspetos como as taxas de reserva ou de bagagem de um fornecedor, para veres o preço total quando comparares opções. E se um fornecedor não for transparente quanto às taxas, a tendência é não ser recomendado por nós.
Apresentamos ofertas de muitas fontes, como companhias aéreas, agregadores, sistemas de distribuição global, empresas de gestão de viagens e agências de viagem online. No entanto, os nossos resultados podem nem sempre refletir todas as ofertas disponíveis.
À procura do preço mais baixo? Nós tratamos disso. A nossa ordenação por preço dá-te acesso rápido às ofertas mais baratas (ou mais caras). A viagem é tua, por isso tu é que mandas.
Às vezes, a mesma oferta é apresentada em vários sites de fornecedores. Mostramos todos os fornecedores para que possas escolher, mas destacamos um deles com base em fatores como a popularidade ou as classificações. Os fornecedores também podem ser destacados se pagarem mais por cada clique recebido.
Usamos algoritmos internos para ordenar os resultados de propriedades, bem como para ordenar opções de fornecedores de reservas num dado resultado. Por uma questão de simplicidade visual, arredondamos sempre o preço para o número inteiro seguinte.
Na classificação de resultados de propriedades: por defeito, os resultados são classificados pelo nosso algoritmo “Recomendado”, que tem por base alguns parâmetros-chave, como o preço, a classificação de hóspedes e a popularidade (medida em cliques). A importância relativa dos parâmetros é específica para cada conjunto de resultados de pesquisa. Por exemplo, o preço será menos relevante se a diferença de preço for muito pequena. Também temos em conta o potencial médio de receita que podemos obter com cada resultado de hotel. Acreditamos que estes parâmetros dão prioridade aos resultados mais relevantes para os utilizadores, ao mesmo tempo que melhoram a nossa receita. Usamos mais parâmetros, como a distância do centro da cidade e o número de estrelas, que consideramos menos relevantes e, como tal, pesam menos na ponderação. Também podes ordenar os resultados por preço, classe de hotel, avaliação e distância (relativamente ao destino na pesquisa).
Por vezes, a mesma oferta estará disponível em vários sites de fornecedores. Destacamos um fornecedor com base em fatores como o preço dele comparado com o preço mais baixo e o nosso potencial médio de receita com cada resultado; ou seja, uma oferta pode ter uma classificação melhor se a nossa remuneração esperada for mais elevada, mas não se for substancialmente mais cara do que as outras ofertas. Os nossos algoritmos podem não apresentar uma ou várias ofertas se elas não forem as únicas mais baratas e estiverem a afetar a nossa monetização ou a do nosso parceiro. Acreditamos que estes parâmetros equilibram a relevância dos resultados para os utilizadores, ao mesmo tempo que melhoram a nossa receita. Numa lista de hotéis, se a oferta mais barata não for apresentada acima do botão “Ver oferta” ou “Selecionar”, podes vê-la procurando o preço destacado a verde. A ordenação favorece as ofertas exclusivas se o utilizador tiver sessão iniciada.
À procura do preço mais baixo? Nós tratamos disso. A nossa ordenação por preço dá-te acesso rápido às ofertas mais baratas (ou mais caras). A viagem é tua, por isso tu é que mandas.
A ordem dos carros de aluguer “recomendados” tem como base, principalmente, o preço, a nossa receita potencial, a popularidade de cliques geral e a popularidade das diferentes classes de carro, em cada destino (por exemplo, os SUV são mais populares do que o normal nesta estação de recolha). Nalguns países, também consideramos a avaliação de cada rent-a-car e/ou dos fornecedores das ofertas. A importância relativa de cada fator é específica para cada conjunto de resultados de pesquisa.
Por vezes, a mesma oferta estará disponível em vários sites de fornecedores. Destacamos um fornecedor principal com base em fatores como a popularidade junto dos clientes ou as classificações. Os fornecedores também podem ser destacados se pagarem mais pelos cliques que recebem. Os nossos algoritmos podem não apresentar uma ou várias ofertas se não forem as mais baratas e estiverem a afetar a nossa monetização ou a do nosso parceiro. Acreditamos que estes parâmetros equilibram a relevância dos resultados para os utilizadores, ao mesmo tempo que melhoram a nossa receita. Numa lista de carros, se a oferta mais barata não for apresentada acima do botão “Ver oferta” ou “Selecionar”, podes vê-la procurando o preço destacado a verde.
Por defeito, os resultados “Recomendados” para pacotes baseiam-se em grande parte no preço, na classificação que os hóspedes dão ao hotel e na popularidade (medida em cliques). Também temos em conta o potencial médio de receita que podemos obter com cada resultado de pacote. Acreditamos que estes parâmetros dão prioridade aos resultados mais relevantes para os utilizadores, ao mesmo tempo que melhoram a nossa receita.
Numa lista de pacotes, ordenamos os resultados com base num algoritmo interno que equilibra os preços e o nosso potencial de receita para os resultados apresentados.
Ordenámos os resultados de comboios e autocarros pela hora de partida, para ser mais fácil encontrar uma rota que te convém.
À procura do preço mais baixo? Nós tratamos disso. A nossa ordenação por preço dá-te acesso rápido às ofertas mais baratas (ou mais caras). A viagem é tua, por isso tu é que mandas.
Às vezes, os preços de comboios e autocarros incluem impostos e taxas obrigatórios, dependendo do local. Verifica se existem taxas adicionais. Alguns parceiros podem cobrar uma taxa de serviço adicional, taxas de bagagem ou uma taxa se usares um determinado método de pagamento.
Pesquisamos em centenas de sites de viagens, companhias aéreas, hotéis e rent-a-cars em simultâneo para apresentarmos várias opções. Apesar de fazermos tudo para obter a informação mais precisa e atual, por vezes ocorrem imprecisões. Nalguns casos é porque o site do fornecedor não atualiza o inventário que põe à nossa disposição, não se ligou corretamente ao nosso site ou outro viajante já reservou aquela oferta. Este último cenário pode ocorrer porque armazenamos os resultados em cache, de modo a manter a velocidade do site e reduzir o tempo de espera. Por exemplo, se dois viajantes iniciarem a mesma pesquisa no mesmo minuto, é provável que vejam os mesmos resultados. Os sites dos fornecedores devem atualizar o inventário de preços disponível a cada 24 horas, no mínimo. Embora pesquisemos em todos os sites que conseguimos, não conseguimos pesquisar em todos os sites que existem. Também existem casos em que não mostramos resultados de alguns fornecedores por motivos técnicos ou comerciais, ou simplesmente porque percebemos que eles têm um impacto negativo na satisfação do consumidor.
As avaliações aparecem no nosso site ao fim de várias formas. Apresentamos avaliações e classificações de outros sites de viagens conhecidos. E também apresentamos avaliações de utilizadores que fizeram a reserva através da nossa plataforma com sessão iniciada, ou que nos forneceram o seu itinerário (sabe mais sobre o Trips aqui).
No nosso site, recolhemos e apresentamos avaliações de várias formas.
Nos Voos e Carros, apresentamos avaliações recolhidas diretamente dos nossos clientes com uma reserva confirmada, enquanto nos Alojamentos apresentamos avaliações dos nossos clientes e de sites parceiros. No caso de avaliações recolhidas diretamente dos nossos clientes, pedimo-las apenas a utilizadores que tenham uma conta connosco e que aceitem receber e-mails nossos. Os clientes também podem deixar avaliações diretamente na plataforma do Trips.
Os clientes só são contactados após a conclusão da reserva, o que garante que as avaliações se tratam de conhecimento em primeira mão e refletem a experiência pessoal dos clientes. No caso dos Voos e Carros, os utilizadores selecionam uma classificação de “Fraco” a “Excelente”, que é convertida numa escala numérica de 1 a 10 e anexada a uma avaliação qualitativa (se fornecida) para facilitar a comparação e a avaliação. O nosso método elimina avaliações falsas ou anúncios de redes sociais, apoiando-se em vez disso em clientes verificados para fornecer avaliações genuínas. Nos Alojamentos, as classificações são calculadas através da média das avaliações que recolhemos e das avaliações recolhidas pelos nossos parceiros.
Todas as avaliações são publicadas após uma verificação automática que deteta conteúdo inadequado. Quer sejam positivas ou negativas, não iremos apresentar, ou iremos remover, todas as avaliações que violem as nossas diretrizes ou os termos dos fornecedores de avaliações, em condições semelhantes aos nossos Termos e Condições. Isto abrange avaliações que incluam ou se refiram a (entre outros):
Para nos certificarmos de que as avaliações se mantêm relevantes, podemos parar de apresentar avaliações quando chegam aos três anos, ou quando há uma mudança de proprietário ou outra alteração relevante, como uma remodelação.
Também podemos pedir sugestões de viagens aos utilizadores. Estas sugestões são avaliadas por meios automatizados e não serão publicadas se não forem consideradas suficientemente úteis.
Também iremos remover conteúdos ilegais e avaliações que não estejam conforme o acima indicado após uma análise manual pela nossa equipa de moderação de conteúdos, com base num aviso que nos seja enviado através do formulário de feedback.
Se for possível recorrer da nossa decisão de remoção de conteúdos ao abrigo do artigo 20 do Regulamento (UE) 2022/2065, forneceremos uma exposição dos motivos da nossa decisão, bem como informação a explicar como apresentar uma queixa contra a decisão. Todas as queixas serão comparadas manualmente com as nossas diretrizes de conteúdos pela nossa equipa de moderação de conteúdos. O resultado desta análise será comunicado ao queixoso.
Se um destinatário do serviço for encontrado com frequência a fornecer conteúdos manifestamente ilegais, ou se alguém apresentar frequentemente avisos ou queixas claramente infundados, tal como previsto no artigo 23.º do RSD, iremos analisar a questão em conformidade com o n.º 3 do artigo 23.º do RDS. Se a reincidência for confirmada, emitiremos uma advertência à pessoa em questão ou suspendê-la-emos após uma advertência prévia. De momento, não prevemos a ocorrência de casos como estes, e daremos exemplos dos factos e circunstâncias que temos em conta ao avaliar se determinado comportamento constitui uma utilização indevida e a duração da suspensão, se e quando detetarmos tais casos.
Temos parcerias contratuais com mais de 700 sites de fornecedores, que podem ser encontrados nos nossos resultados. Se representas para uma empresa interessada em colaborar connosco, visita a página de contacto para Parceiros.
Além destas parcerias, a nossa empresa faz parte da Booking Holdings Inc., que inclui outros sites de viagens e lazer como o Booking.com, Priceline.com, Agoda.com, Rentalcars.com e Opentable.com.
Também gerimos um portefólio de marcas de metapesquisa que inclui a KAYAK, SWOODOO, checkfelix, momondo, Cheapflights, HotelsCombined e Mundi.