preloadViajar sozinho pode trazer-te imensas experiências boas.

Há muito poucas coisas mais emocionantes que viajar sozinho. Travar novas amizades, descobrir este grande mundo, talvez até aprender uma coisa ou outra sobre ti mesmo, para onde quer que tu e a tua mochila viajem, a experiência vale bem a pena.

Aqui vai a nossa lista dos lugares mais interessantes e mais seguros para visitar neste preciso momento viajando sozinho pela primeira vez ou não.

Bordéus, França

A bonita Place de la Bourse de Bordéus refletida num espelho de água

Mima-te com um pouco de luxo descontraído no centro da região de vinhos mais famosa do mundo. O idílico centro da cidade de Bordéus é um património mundial da UNESCO onde te podes perder entre a arquitetura do século XVIII, incluindo a catedral gótica de Saint-André e a grandiosa Place de la Bourse (Praça da Bolsa), facilmente um dos marcos mais reconhecíveis da cidade.

Nas tuas viagens para fazer sozinho, come e bebe numas das muitas brasseries chiques e bares de vinho informais que ladeiam as ruas calcetadas de Bordéus. Para absorveres as vistas mais impressionantes da cidade, aluga uma das bicicletas locais ao longo do rio por menos de 2€/dia.

Se tiveres tempo, podes visitar as vinhas históricas e as lojas encantadoras da aldeia medieval de Saint Emilion, a apenas uma hora de distância de comboio. Já que estás de férias sozinho, aproveita para veres tudo o que mais interessa-te.

Marca voos para Bordéus Reserva hotéis em Bordéus

Hoi An, Vietname

Um homem rema o seu barco de pesca típico em Hoi An, Vietname

Um antigo porto mercantil bem preservado na costa central do Vietname, Hoi An é uma grande mistura de culturas e arquiteturas. Uma cidade conhecida pela sua roupa de alta qualidade a preços acessíveis, podes comprar de tudo, desde t-shirts e calções, a fatos e vestidos, ou até encomendar um traje à medida por um preço muito razoável.

Os carros estão proibidos de entrar no centro da cidade, por isso passeia a pé pela cidade velha e admira os cafés e as casas históricas pitorescas que ladeiam canais e ruelas serpenteantes equanto estiveres a viajar sozinho. Em alternativa, e se não souberes o que fazer nas férias sozinho, faz como os habitantes locais e visita a cidade em bicicleta, com ou sem guia. Podes até pedalar até à imaculada praia de An Bang, a menos de 5 quilómetros de distância.

O panorama culinário diverso de Hoi An é resultado de influências japonesas, chinesas e portuguesas, e muitos restaurantes oferecem as suas próprias aulas de cozinha. Porque não experimentar? Não te vás embora sem provar uma tijela de cau lao, um prato de noodles que encontras exclusivamente em Hoi An.

Marca voos para Da Nang Reserva hotéis em Hoi An

Gante, Bélgica

Os turistas deambulam pelo idílico centro histórico de Gante. Ponto obrigatório em Gante quando estiveres a viajar sozinho por aqui.

Nas tuas viagens para fazer sozinho, mima-te com cerveja de renome mundial, waffles e chocolate, na fácil-de-caminhar cidade de Gante, situada na região de Flandres na Bélgica. Com o seu castelo medieval no centro da cidade e as suas encantadoras fachadas casa de gengibre, a cidade parece saída de um conto de fadas.

Gante tem que estar na tua lista de viagens para fazer sozinho. Aqui, faz um passeio de barco para teres as melhores vistas da cidade, ou, em alternativa, espera até à noite para caminhar à beira da água, quando a cidade se ilumina com milhares de luzes. Compra um waffle doce numa das banquinhas de comida em Vrijdagmarkt, a praça do mercado central onde podes também parar para tomar uma cerveja numa das tabernas tradicionais. A lendária Tavern Dulle Griet, por exemplo, conhecida pela sua decoração eclética e mais de 250 cervejas belgas.

Deambula pelo bairro colorido de Patershol, situado no norte da cidade. O centro artístico da cidade, Patershol tem um ambiente singular e as suas ruas estão cheias de bares da moda e restaurantes acolhedores onde encontras sabores de todas as partes do mundo.

Marca voos para Bruxelas Reserva hotéis em Gante

Split, Croácia

Apanha a bola! Junta-te a um jogo de picigin – um jogo nascido na Praia Bačvice em Split

Passear por Split é como entrar na era Romana. As ruínas do Palácio de Diocleciano, construído no século IV d.C., compõem agora a Cidade Velha de Split com edifícios históricos e ruas estreitas dentro das muralhas da fortaleza. Passa pelo portão de Bronze, um dos quatro portões de entrada, agora apenas colunas e arcos parciais, para chegares ao passeio junto à margem conhecido como Riva. Espreita o mercado verde e o mercado de peixe, um em cada ponta, onde encontras produtos frescos, mas para provares os melhores pratos de marisco, não percas a experiência de almoçar numa taberna de vinho típica como a Konoba Matejuska. Caso queiras saber o que fazer nas férias sozinho, estes sítios podem ajudar-te bastante com isso.

Split tem muitos hostels ideais para quem está a viajar sozinho e quer socializar e o que não falta são saídas organizadas para bares e discotecas. Trata a tua ressaca com um jogo amigável de picigin (um jogo inventado em Split que consiste em atirar e apanhar uma bola em maré baixa) na Praia Bačvice ou continua em modo de festa com um passeio de barco ao longo da costa da Dalmácia para mais uns dias de diversão.

Marca voos para Split Reserva hotéis em Split

Baños, Equador

Conversa com os habitantes locais nas termas de Baños, completo com uma vista da cascata

Quando estiveres a viajar sozinho pelo Equador, em particular por Baños, aluga uma bicicleta de montanha e faz a Ruta de las Cascadas com subidas íngremes entre floresta tropical densa e cascatas estrondosas. Baños, como o nome sugere, é uma cidade conhecida pelas suas termas naturais, alimentadas pelas fontes termais do vulcão Tungurahua. Relaxa nas águas termais da La Piscina de la Virgen na base de uma enorme cascata.

Para tirares uma fotografia de fazer inveja aos teus amigos em casa, apanha um autocarro até à Casa del Arbol. Lá encontras um baloiço pendurado no alto de uma casa na árvore, onde vais sentir que estás a voar sobre a floresta tropical, quase a tocar no vulcão ativo.

Embora seja uma das cidades mais seguras do país, ainda ocorrem assim pequenos roubos, por isso mantém-te sempre atento às tuas coisas, evita andar a pé à noite e se precisares de levantar dinheiro, procura fazê-lo durante o dia e evita andar com grandes quantidades. Nas viagens para fazer sozinho, há sempre que ter cuidado com os nossos pertences, verdade?

Marca voos para Quito Reserva hotéis em Baños

Gyeongju, Coreia do Sul

O Templo Bulguksa, uma das mais importantes relíquias em Gyeongju, e onde se albergam numerosos tesouros nacionais

Viajar sozinho em Gyeongju é fazer uma viagem rumo à paz interior, especialmente ao deambular pelas zonas históricas de Gyeongju. Estes Patrimónios Mundiais da Humanidade UNESCO protegem o Templo Bulguksa, uma obra-prima de arte budista e o lugar onde se encontram muitos tesouros nacionais da Coreia do Sul. Pagodas anciãs, pontes e escadarias levam-te até sariras (relíquias budistas) e estátuas do Buda em bronze. Olha para cima, por baixo dos telhados do templo, encontras decorações coloridas e padrões com flores de lótus.

Aproveita para visitar também a preciosa Gruta de Seokguram, a uma caminhada curta do templo. O Buda sentado, rodeado de guardas de pedra, é tão frágil que as visitas têm de ser curtas e não é permitido tirar fotografias. Segue o olhar do Buda para o exterior e verás que a vista da gruta se estende sobre o Monte Tohamsan até ao Mar do Japão.

Completa a tua busca a solo por paz interior, na tranquilidade do Parque Nacional Gyeongju ou estende a tua busca um pouco mais além até à praia Homigot na cidade vizinha de Pohang. Duas mãos gigantes irrompem do mar e da margem – as mãos da harmonia e da coexistência. Com os pés na areia e os braços estendidos em direção ao céu, chegaste ao teu destino.

Marca voos para Busan Reserva hotéis em Gyeongju

Florianópolis, Brasil

Apanha sol, faz surf, ou relaxa nas 40 praias à volta da ilha de Florianópolis, como aqui na Praia Mole

Floripa, como lhe chamam os habitantes locais, é um paraíso para os viajantes e para os mochileiros em busca de praias e festas perfeitas. Os arcos amarelos do Mercado Público albergam uma panóplia de bancas de artesanato e lojas que vendem pratos locais e se tivesses que escolher só um, atira-te a uma porção generosa de anchovas grelhadas.

A melhor forma de passar a tarde é a apanhar sol numa das 40 praias da ilha. O mais difícil é escolher entre o ambiente selvagem da Praia do Matadeiro e os muitos bares da Jurerê. O movimento do quotidiano transforma-se num murmúrio à medida que as discotecas aumentam o volume das suas pistas de dança iluminadas com luzes néon. No caminho de volta a casa, admira as luzes da ponte suspensa Hercilio Luz refletidas nas águas que te levam à parte continental de Florianópolis. Se tiveres ainda um bocado de tempo, as viagens para fazeres sozinho a partir daqui, são muitas.

Marca voos para Florianópolis Reserva hotéis em Florianópolis

Dublin, Irlanda

O centro cultural molhado e maluco de Dublin, Temple Bar.

Ostentando orgulhosamente a sua rica história milenar a par com a sua população internacional e a sua arquitetura contemporânea, é quase impossível não te apaixonares pelos encantos contraditórios de Dublin.

Tanto para os que estão a viajar sozinhos, como para os viajantes literários, há visitas pela cidade que passam por pequenas ruelas calcetadas, campanários anciãos e antigas mansões onde viveram em tempos grandes nomes como Oscar Wilde, James Joyce e Bram Stoker. Deixa-te perder num dos muitos espaços verdes de Dublin, como o Parque Phoenix com as suas manadas majestosas de veados selvagens.

Uma nação conhecida mundialmente pela sua boa disposição, a forma de conquistar o coração de um irlandês ou irlandesa é através do seu paladar. Dirige-te a um pub Vitoriano tradicional (encontras um praticamente em cada esquina!), senta-te ao balcão e estarás rapidamente a beber Guinness com os teus novos melhores amigos. Em Dublin não é preciso ires à procura de diversão, é ela que vem ter contigo. Não terás que dar-te por ti a perguntar: “O que fazer nas férias sozinho?”

Marca voos para Dublin Reserva hotéis em Dublin

Havana, Cuba

O típico cenário de rua em Havana, Cuba.

Se estás à procura de um toque picante e sensual para a tua próxima conquista de viagem nas tuas férias sozinho, então põe-te a caminho de Havana. A segurança dos viajantes (particularmente os que estão a viajar sozinhos) é levada a sério, o que significa que vais encontrar muitos polícias multilingues nos bairros mais movimentados, muitas vezes dotados de boas dicas para onde comer e beber.

Petisca uns croquetes acabados de fritar pelos vendedores de rua antes de ires tirar uma fotografia da Cuba dos dias de hoje, com os seus empreendedores cubanos modernos a vender produtos locais nas lojas, ateliers e cafés da Cidade Velha (com a tenra idade de 500 anos), La Habana Vieja.

A viagem não ficaria completa sem um passeio pela esplanada Malecón para ver os carros clássicos americanos e os edifícios coloniais, que embora delapidados, são curiosamente dotados de energia. Se quiseres mesmo misturar-te com os Habaneros (os habitantes desta cidade elétrica), então traz um par de sapatos confortáveis, mais uma garrafa de vinho e passa o serão tropical a dançar frente ao porto.

Marca voos para Havana Reserva hotéis em Havana

Toronto, Canadá

Adquiridas as plumas e purpurina, segue o Desfile do Festival Caribana.

Provavelmente já ouviste inúmeras cidades serem apelidadas de “vibrante”, mas é a cidade acolhedora e multicultural de Toronto que merece realmente o adjetivo. Com cerca de 200 línguas faladas e uma população de 6.1 milhões, quem está a viajar sozinho vai certamente sentir-se em casa e acolhido de braços abertos pela “cidade mais multicultural do mundo”.

Para que estão a viajar sozinhos pela primeira vez até Toronto, a melhor altura para visitar é no calor do verão, quando as ruas se enchem da gente local e viajantes à procura da sua dose de festival de verão. O Beaches International Jazz Festival está no topo da lista, com 24 dias de concertos públicos gratuitos ao longo do mês de julho contando com alguns dos maiores nomes da música jazz. Ou então, prova uma dose de calipso no Desfile do Festival Caribana, celebrando as comunidades caribenhas vibrantes da cidade no maior festival de rua da América do Norte.

Marca voos para Toronto Reserva hotéis em Toronto

Thimbu, Butão

O Mosteiro de Taktsang situa-se na encosta de uma falésia no vale de Paro no Butão.

Se gostas de viajar sozinho, é provável que não tenhas medo de tomar as rédeas e explorar novas fronteiras. Para uma experiência de viagem independente verdadeiramente inspiradora, o Butão é o destino certo.

Famoso pelos seus mosteiros-fortaleza nas montanhas e a sua “felicidade interna bruta” mais alta que o seu PIB, o Butão só abriu as suas portas ao turismo internacional há uns 30 anos, e continua relativamente ileso de influência Ocidental.

Aliás, o estado é de tal forma protetor das suas raízes e da sua cultura que uma visita ao país tem de ser pré-aprovada e pré-paga, através da inscrição em visitas de grupo, que proporcionam um leque de viagens exóticas para os viajantes curiosos que querem explorar o místico reino do Butão (quem viaja sozinho pode inscrever-se também num tour privado, permitindo maior flexibilidade pessoal).

E ficas a saber que estes budistas gostam de festa! Decorrem festivais de comida, música e dança ao longo do ano inteiro no Butão, o que significa que, seja em que altura visitares, é provável dares de caras com algum motivo para celebrar.

Marca voos para Paro Reserva hotéis em Thimbu

Queenstown, Nova Zelândia

Bicicletas de montanha no Queenstown Bike Park.

A Nova Zelândia é um destino de viagem incrivelmente acolhedor e ótimo para viajantes a fazer férias sozinhos e com vontade de conhecer outros viajantes independentes que aqui aterram à procura de bons momentos.

Podes ir gozar as atividades associadas ao Senhor dos Anéis em Wellington, mas os verdadeiros aventureiros seguem para Queenstown. Esta cidade cativante à beira lago merece realmente a sua alcunha de “Capital Mundial da Aventura”, com um milhão de visitas, tanto grupos como viajantes independentes, chegando todos os anos para aproveitar o rafting, paraquedismo, bungee jumping e pistas de ski pretas nas estâncias da cordilheira Remarkables.

Marca voos para Queenstown Reserva hotéis em Queenstown

Gotemburgo, Suécia

Os telhados coloridos de Gotemburgo na Suécia.

Sempre ofuscada pela lindíssima, embora cara, cidade capital sueca de Estocolmo, a muito simpática cidade de Gotemburgo também tem muita cultura e estilo escandinavo para oferecer, muitas vezes com preços bastante mais acessíveis para quem está a viajar sozinho ou com orçamento mais limitado.

Com ou sem sol, vais deixar-te seduzir pelos aromas maravilhoso que emanam do Jardim Botânico de Gotemburgo, um dos centros de plantas mais floridos de toda a Europa. Come um petisco rápido no mercado de comida Stora Saluhallen e põe-te a caminho do Passeio de barco Paddan. Este passeio relaxante é uma das melhores formas de te orientares enquanto atravessas os canais do século XVII e passas por baixo das 20 pontes do centro da cidade.

Mas esta encantadora cidade de porto não é só fortes antigos; Gotemburgo é também solo fértil para alguns dos mais brilhantes novos talentos de design do país. Vais dar por isso quando vires as lojas à volta da rua Magasinsgatan, bem como no centro líder mundial da moda e das artes aplicadas, o Museu Röhsska.

Marca voos para Gotemburgo Reserva hotéis em Gotemburgo

Se estás a ler este artigo é porque viajar sozinho, realmente te trás alegria. Dessa forma, fica a saber os 20 conselhos para viajar sozinho e fica a conhecer os melhores aeroportos do mundo. Fica também a conhecer as ofertas da Black Friday.

Sobre o autor

momondo PortugalNa momondo, queremos inspirar a curiosidade de cada um. Viajar pode abrir-nos a mente e o coração para um mundo em que as nossas diferenças são uma fonte de inspiração, não de intolerância e preconceito. Parte connosco à descoberta do mundo com dicas de viagem inspiradoras todos os dias e muito mais. Stay curious. Segue-nos no  Instagram e descobre mais dicas inspiradoras.

Explora mais artigos