As férias de verão estão a dar as últimas! Não temos muitos dias para gozar até final do ano e já estamos a contar espingardas para ver quantos feriados existem no calendário antes que 2019 feche as cortinas. No entanto, temos boas notícias: o feriado de 5 de Outubro calha a uma quinta-feira. Com apenas um dia de férias podes fazer uma escapadinha barata em Portugal ou no estrangeiro. Temos excelentes sugestões para celebrares em grande a Implantação da República.

1. Sevilha, Espanha

O Metropol Parasol de Sevilha (também conhecido como “Os Cogumelos da Encarnacíon”) é uma das maiores estruturas de madeira do mundo
O Metropol Parasol de Sevilha (também conhecido como “Os Cogumelos da Encarnacíon”) é uma das maiores estruturas de madeira do mundo

Uma escapadinha para Madrid ou para Barcelona parecem estar sempre à mão de semear. Por vezes, até as repetimos, o que, convenhamos, com tanto sítio para descobrir, acaba por ser uma heresia. Temos uma sugestão: vamos conhecer uma nova cidade espanhola? Respondeste sim? Então vamos a isso. Sevilha? Feito.

Se em Portugal já começamos a recuperar os casacos outono/inverno, na capital da Andaluzia podem ficar mais uns dias no guarda roupa. É, provavelmente, a cidade mais quente da Península Ibérica e esta é, também, a melhor altura para visitar a região. O calor de 40 graus já se foi.

Comecemos por um tema pouco óbvio, mas muito badalado: sabias que a série da HBO, Game of Thrones (GoT), tem Sevilha como cenário de algumas das suas filmagens? O Real Alcazar, Património Cultural e Histórico da Humanidade pela UNESCO, é a residência da família Martell, em Dorne. Se és um fã de GoT, inspira-te nos seus jardins e recorda as histórias aqui ocorridas. Já a Plaza de Toros é a Arena de Meereen, uma das cidades libertadas por Daenerys Targaryen.

Da ficção para a boémia, aconselhamos vivamente uma visita ao Bairro Triana, situado nas margens do rio Guadalquivir. Basta atravessares a Ponte San Telmo e… chegaste.

A Torre del Oro é um dos monumentos em destaque nesta zona da cidade. Vais avistá-la imediatamente. Ainda junto ao rio, reserva algum do teu tempo para uma paragem no Mercado de Triana. Várias bancas, muita fruta. Se a fome apertar, podes aproveitar o facto de estares na região com um dos melhores presuntos do mundo para pedir uma porção e acompanhá-la com uma cerveja ou um copo de vinho. Os restaurantes estão em cada esquina das várias ruelas. Se a noite já tiver caído e ainda aqui estiveres, visita os bares locais e assiste a um espetáculo de flamenco.

Ainda no que concerne a bairros típicos, não deixes de visitar Santa Cruz, zona repleta de lojas tradicionais e restaurantes. A origem deste bairro é judia e é constituído por ruas bastante estreitas. Apostamos que vais adorar perder-te por aqui!

Se és um adepto de História, a Catedral de Sevilha é para ti. Além de ser umas das maiores do mundo e também Património Cultural e Histórico da Humanidade pela UNESCO, é lá que estão os restos mortais de Cristóvão Colombo, explorador e navegador italiano.

Imperdível é também a Torre La Giralda, onde poderás contemplar a quase totalidade da cidade. Chegar lá em cima custa, mas a vista compensa. Depois, para relaxar, recomendamos uma visita ao Parque Maria Luísa: pequenos palácios, jardins, lagos, feiras de artesanato aos domingos e história, muita história.

Já a Praça de Espanha é o coração da cidade. Uma praça enorme, um palácio imponente, fontes, azulejos da região. Ok, GoT não foi filmada aqui, mas a Guerra das Estrelas foi e também faz parte dos filmes que têm um lugar especial no nosso coração.

2. Terceira, Açores

Terceira, Portugal

A conversa, geralmente, começa assim: “Já foste aos Açores? Sim, conheço Ponta Delgada. Está tudo visto!”. Nada mais errado, acredita. E com o feriado de 5 de Outubro aí à porta, tens a uma excelente oportunidade para perceber o quão absurdo é aquela resposta sobre os Açores.

Já demos o mote: aproveitar o feriado de 5 de Outubro, o dia da Implantação da República, para uma escapadinha barata a meio caminho entre a Europa e os Estados Unidos e com o Atlântico como pano de fundo.

Comecemos pelo óbvio, a capital da Ilha Terceira: Angra do Heroísmo, considerada Património Mundial pela UNESCO, é para ser feita a pé. Zonas como a Rua Direita, o Monumento da Memória, a Sé Catedral e a Igreja da Misericórdia são de visita obrigatória, tal como o Castelo de São João Baptista, fortaleza construída no século XVI na altura da ocupação espanhola. Pelo meio, passa pelo Monte Brasil, um vulcão extinto que teve origem no mar e que agora está rodeado pelas muralhas da fortaleza São João Baptista.

As piscinas naturais são umas das grandes atrações da ilha. Perto do centro de Angra do Heroísmo, estão as Piscinas Naturais de Silveira e, por isso, uma das mais concorridas. Mas há mais: as piscinas naturais das Cinco Ribeiras também estão perto. Já a zona balnear de Porto Martins tem diversas piscinas resultantes de uma antiga atividade vulcânica. Não te preocupes: tem serviços de apoio para que não te sintas abandonado!

Não percas a oportunidade de visitar o Miradouro da Serra do Cume, onde poderás observar um dos mais famosos postais ilustrados da ilha e que dá pelo nome de Manta de Retalhos. Verde, verde e mais verde, muros de pedras e, ao fundo, a baía da Praia da Vitória. Aguenta-te! Vais ficar com vontade de vir morar aqui.

“Sim, quero descansar durante o feriado de 5 de Outubro, mas também quero comer bem!”. Não há problema, vieste ao sítio certo: peixe fresco, carne de vaca e, acima de tudo, o queijo Vaquinha, mais antigo da ilha. Prova-o e depois fala conosco.

3. Copenhaga, Dinamarca

Passeando pelas ruas de Copenhaga

Sim, estamos a falar da Escandinávia e de um voo com cerca de três horas de duração, mas convém não esquecer que o 5 de Outubro permite uma ponte e, com isso, quatro dias de descanso. Aproveitemos, então, o feriado para visitar Copenhaga.

Primeira sugestão: visita a cidade de bicicleta. Não gostas e/ou não estás habituado? Então, caminha.

Se gostas de observar o ritual da troca da guarda real, aproveita para o fazer no Palácio de Amalienborg — quatro palácios simétricos — situado na praça com o mesmo nome. Mantém o registo de edifícios imponentes e reais e visita o Castelo de Rosenborg — construído em 1606 — para servir de residência de verão da família real. Ainda hoje, este castelo conserva o tesouro da realeza. Percorre os seus jardins e aprecia a vista para a cidade.

Ok, prometemos que é o último palácio que recomendamos, mas é impossível evitá-los quando pedalamos ou caminhamos por Copenhaga: Christiansborg. Situada na ilha de Slotsholmen, este edifício é a sede do parlamento dinamarquês.

Agora, algo mais alternativo: Christiania. No passado, foi uma cidade independente onde vivia uma comunidade hippie e havia o livre comércio de drogas ilícitas. Atualmente, é uma atração turística. Visita obrigatória.

Porque é de entrada gratuita e tem um valor inestimável, o Museu Nacional de Copenhaga deve ser visitado. Trata-se de um espaço construído durante o século XVIII e considerado o maior museu da Dinamarca no que diz respeito a história e cultura.

Ainda há tempo para mais duas paragens em Copenhaga? Claro que sim, este feriado de 5 de Outubro permite tudo! Assim sendo, não podemos deixar de fazer um convite para visitares a fábrica da Carlsberg, museu de uma das mais famosas cervejas do mundo e criada pelo mestre cervejeiro J. C. Jacobsen, em 1847.

Finda esta visita, vai até à Igreja de Mármore — Marmorkirken — edifício projetado em 1740 com o objetivo de comemorar os 300 anos da primeira coroação de um membro da família real dinamarquesa. Dados curiosos: acredita-se que foi inspirada na Basílica de São Pedro, em Roma, e, com 31 metros, tem a maior cúpula de todas as igrejas na Escandinávia.

Uma última sugestão: vai parando nos vários cafés em Copenhaga. São, na sua maioria, uma ode à organização, design e bom gosto.

4. Viena, Áustria

Viena – divertimento à volta do Danúbio

O centro e leste da Europa podem não ser muito amigáveis durante o inverno devido às suas baixas temperaturas. Assim, aproveitemos o outono para lá ir conhecer alguns dos destinos mais interessantes a nível turístico. Viena é, claramente, um desses locais. O feriado de 5 de Outubro que se cola com o fim de semana é, por isso, a altura perfeita para fazer uma escapadinha até à terra de Mozart.

E se falamos no compositor austríaco, iniciamos o nosso rol de recomendações nessa área: deves, obrigatoriamente, visitar a Ópera de Viena e assistir a um espetáculo, seja uma ópera ou um ballet. Se não és grande fã do género, podes dispensar o espetáculo, mas visita o edifício.

O final das peças acaba com a noite já longa e com o estômago a pedir um reforço de alimento. Aproveita para provar uma linguiça acompanhada de uma cerveja local.

Durante o dia — e ainda com a gastronomia como pano de fundo — ao almoço, podes (e deves!) provar um Schnitzel. E o que é um Schnitzel? — perguntas tu, curioso. Trata-se de um bife panado, de porco ou vitela, acompanhado com salada e maionese. Um bocadinho antes, para o pequeno almoço, entra num café à tua escolha — são todos fabulosos — e prova as mais variadas delícias da confeitaria made in Viena. Se estiveres de dieta e apenas puderes escolher um, recomendamos a Torta Sacher, constituída por várias camadas de chocolate!

Para visitar — além, claro, da Ópera de Viena — sugerimos uma subida até à St. Stephens Cathedral, onde terás, além de uma vista deslumbrante, a possibilidade de identificar alguns pontos de interesse da capital austríaca.

Uma vez cá em baixo, no centro, é vital que passes pelo Palácio de Hofburg — composto por museus, biblioteca, tesouro nacional, aposentos reais e uma coleção de pratas — o Palácio de Belvedere e o seus jardins, e o Palácio de Shonbrunn, onde poderás aprender um pouco sobre a vida dos príncipes e imperadores austríacos. Cultura geral, portanto.

5. Londres, Reino Unido

Londres – um passeio pela Portobello Road

Dizem que uma escapadinha de quatro dias é o suficiente para conhecer aquela que é a cidade mais populosa da Europa — 8,8 milhões de habitantes. Olhando para o calendário, reparamos que o feriado de 5 de Outubro permite uma aventura desta natureza. O desafio é enorme, mas acreditamos que tu dás conta do recado. Arranquemos!

Podes iniciar a tua aventura em grande: em Westminster — parlamento — com o Big Ben logo ali à mão de semear. Aponta o smartphone e começa a guardar recordações. Ainda com grandes edifícios na mira, sugerimos que pares no Palácio de Buckingham: assiste à troca da guarda e dá um passeio pelos jardins do espaço.

Daqui, continua a tua marcha e… faz uma paragem em Trafalgar Square, o coração da cidade, local de celebração das grandes festas de Londres. Este percurso é longo e cansativo, por isso o nosso conselho é que recheies um pouco o estômago com as tradicionais Fish and Chips londrinas.

Perto de Trafalgar Square, e para um pouco de cultura, tens a National Gallery, onde encontrarás uma coleção com mais de 2000 pinturas que datam de meados do século XIII ao início do século XX.

Outro dos pontos de paragem obrigatória é a London Eye, uma roda gigante que te permite ter uma vista sobre grande parte da área metropolitana da capita britânica. Acredita, vale a pena.

No que diz respeito a mercados, destacamos dois que, é nossa convicção, merecem a tua visita: Camden, mais alternativo, e Portobello Road Market, situado em Notting Hiil — Olá, Julia Roberts! Olá, Hugh Grant!.

Começando por este último: a estrada do mercado tem uma extensão de 3,2 quilómetros. Aos sábados, o dia mais concorrido, são vendidas várias antiguidades, mas também frutas e vegetais frescos além de peças de vestuário mais extravagantes.

Camden, por outro lado, apresenta menos cor. É o centro alternativo de Londres e onde podemos encontrar estúdios e ateliers de designers, cafés, bares e restaurantes a comercializar uma vasta coleção de roupas e acessórios vintage, de estilistas locais, antiguidades, discos, jóias… enfim, um monte de coisas.

Entre todas estas voltas, a utilização do metro é quase obrigatória tendo em conta as distâncias envolvidas. E ainda bem, dizemos nós! O Metro de Londres é, por si só, uma atração. Um dos mais antigos do mundo e, também, dos mais extensos. Aventura-te sem medos. Perde-te pelas várias linhas. Outubro só tem este feriado, aproveita-o bem.

6. Funchal, Madeira

Funchal, Madeira

Atualmente, é difícil ir ao Funchal sem pensar (e muito) em futebol. E, acredita, esta escapadinha que o feriado de 5 de Outubro te irá permitir fazer até à Pérola do Atlântico tornar-te-á (ainda mais) fã do atual melhor jogador do mundo.

Para começar, aterras no Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo onde também irás reparar no busto do avançado. Depois, já instalado no Funchal — e começa aqui a nossa visita à capital da Madeira — um salto ao museu CR7 é obrigatório. A história do jogador do Real Madrid, os seus troféus individuais e coletivos, e fotografias da infância são algumas das atrações do espaço. Ainda sobre o futebolista formado no Sporting, há que destacar a sua estátua na cidade. Em suma: Funchal = a muito futebol + Cristiano Ronaldo.

O Funchal é, ainda assim, muito mais que futebol. O seu centro histórico é riquíssimo e permite visitar diversos monumentos enquanto o Atlântico molha os nossos pés. O melhor exemplo é a Fortaleza de Santiago, erguida em 1614, e que teve, na época, a função de proteger a cidade dos ataques piratas.

Ainda no centro, destaque para o Largo do Socorro — igreja antiquíssima e vista deslumbrante — o Mercado dos Lavradores — ideal para comprar flores, peixe e frutas exóticas — e a Sé do Funchal. Se tiver bom tempo — é provável — aproveita para te despedires da época balnear na Praia da Formosa. Fica a apenas seis quilómetros do centro histórico.

Aproveita ainda o fim de semana alargado proporcionado pelo feriado de 5 de Outubro para conheceres mais um pouco da restante ilha: Santana e as suas casas típicas, as piscinas naturais de Porto Moniz ou o Miradouro do Cabo Girão são locais que deves visitar. Havendo tempo, passa ainda pelo Curral das Freiras, visita a Levada das 25 Fontes e a sua natureza, e vai até ao topo do Pico do Areeiro e do Pico Ruivo — o mais alto da ilha.

Com tanto passeio, vais precisar de comer. Experimenta as Espetadas da Madeira, as frutas tropicais da ilha, a poncha, o Vinho da Madeira e ainda umas lapas grelhadas. Vais adorar e implorar para que o 5 de Outubro (a Implantação da República) se multiplique por vários dias.