A águas termais despertaram o interesse dos antigos romanos por esta região, que aqui fundaram a cidade de Aquae Flaviae; a urbe tem hoje o nome de Chaves e recorda, no gentílico “flaviense”, a sua origem romana.
Chaves é assim, simultaneamente, uma cidade termal de direito próprio e também uma porta para conhecer o melhor de Trás-os-Montes, da sua cultura, da gastronomia e das suas belas paisagens. Uma viagem a Chaves pode justificar-se ainda para conhecer os serviços termais de Vidago e de Pedras Salgadas, numa região rica em recursos aquáticos.
Entre as pessoas que procuram um hotel em Chaves estão aquelas que pretendem usar a cidade para descobrir esta zona de Trás-os-Montes. A cidade encontra-se apenas a 25 quilómetros de Vilar de Perdizes, aldeia famosa pelos congressos de medicina popular. Muitos turistas aproveitam também umas férias em Chaves para dar um salto à vizinha Espanha e conhecer em primeira mão as semelhanças culturais entre o Norte e a Galiza.
Se quiseres descobrir o essencial da cidade a pé, dispensando o automóvel e aproveitando as curtas distâncias, o ideal serás reservares hotel no centro de Chaves. Desta forma, chegarás em poucos minutos ao castelo, às termas, ao Jardim do Tabolado, à Igreja da Misericórdia e a todos os principais pontos turísticos, bem como a vários dos melhores restaurantes flavienses. Por outro lado, se preferires um alojamento em espaço rural, para desfrutares da tranquilidade do campo e estando ao mesmo tempo bem perto da cidade, deverás procurar hotéis em Chaves nos arredores da cidade.